top of page

Justiça 4.0 - Ciência de Dados no Judiciário

Foto do escritor: Marco BeltranMarco Beltran

CNJ investe em Ciência de Dados para impulsionar a eficiência do Judiciário brasileiro


Programa Justiça 4.0 oferece cursos on-line para capacitar profissionais e aprimorar a gestão e análise de dados no Poder Judiciário




O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem direcionado esforços para modernizar o Poder Judiciário brasileiro e impulsionar a eficiência por meio da utilização de Ciência de Dados. No âmbito do Programa Justiça 4.0, uma iniciativa de cooperação técnica entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), importantes investimentos estão sendo feitos para capacitar magistrados, servidores e servidoras em áreas relacionadas à análise e gestão de dados.


Recentemente, o Programa Justiça 4.0 disponibilizou dois novos cursos on-line da trilha formativa em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos de Machine Learning e Mineração de Texto são voltados para profissionais que atuam no Judiciário e estão abertos para matrícula na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud).


A oferta desses cursos é uma resposta ao alto volume de dados e informações com o qual o Judiciário lida diariamente. A intenção do CNJ é capacitar equipes técnicas para gerenciar e analisar dados de forma eficiente, tornando possível uma atuação mais efetiva na prestação jurisdicional. Ao promover a integração de dados, o Poder Judiciário busca aprimorar os serviços oferecidos à sociedade, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.


Ao todo, a trilha formativa em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário é composta por oito capacitações, que foram oferecidas de forma síncrona e virtual ao longo de 2022, capacitando 1.215 profissionais do Judiciário. Agora, esses cursos estão disponíveis na modalidade autoinstrucional, permitindo que profissionais de outras áreas também tenham acesso ao conhecimento teórico e prático em ferramentas de análise de dados.


Entre os cursos oferecidos estão Python e R para Análise de Dados, Dashboards com Power BI, Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R, Excel para Análise de Dados e Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados. Com a adição dos cursos de Machine Learning e Mineração de Texto, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades em áreas-chave da Ciência de Dados aplicada ao Poder Judiciário.


O curso de Machine Learning, ministrado pelo professor Anderson Ara, do Departamento de Estatística da UFPR, visa proporcionar conhecimento teórico e prático sobre os principais métodos de aprendizado de máquina não supervisionado e supervisionado. Os participantes serão habilitados a utilizar o software R e/ou Python para implementar algoritmos de aprendizado de máquina. A carga horária do curso é de 40 horas, divididas em 10 módulos.


Já o curso de Mineração de Texto, ministrado pelo professor Walmes Marques Zeviani, também do Departamento de Estatística da UFPR, tem como objetivo capacitar os participantes a utilizar o software R para análise de dados na forma de texto em linguagem natural. Ao final do curso, os cursistas serão capazes de configurar o ambiente, importar e pré-processar corpos de texto, realizar visualizações de dados e aplicar métodos como análise de sentimento, modelagem de tópicos e análise de agrupamento. O curso tem carga horária de 16 horas, divididas em sete módulos.


Para participar desses cursos e outros disponíveis na plataforma do CEAJud, é necessário cadastrar-se no site, preenchendo os dados solicitados. Os participantes serão avaliados por sua frequência e desempenho ao longo dos módulos de conteúdo programático, além de avaliações para reforço do aprendizado.


A disponibilização dos cursos na modalidade autoinstrucional visa dar continuidade à formação e ao aperfeiçoamento dos membros do Poder Judiciário nas temáticas do Programa Justiça 4.0. Além disso, amplia-se o alcance das capacitações para profissionais de outras áreas, que poderão se beneficiar do conhecimento teórico e prático em análise de dados.


O Programa Justiça 4.0, que conta com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro.


Com a implementação de programas de capacitação em Ciência de Dados, o CNJ está demonstrando seu compromisso em modernizar e aprimorar o Poder Judiciário, promovendo uma gestão mais eficiente e efetiva, e, consequentemente, oferecendo um melhor serviço à sociedade brasileira.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Nunca perca um post. Assine agora!

Receba informações sobre os assuntos do conteúdo

© 2023 por Marco A. Beltran. Criado com Wix.com 

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
bottom of page